top of page
  • Foto do escritorEquipe BIDION VASC

Debate sobre Tratamento da Isquemia Crônica I

Atualizado: 9 de jul. de 2020

A SBACV MG em seu canal do YouTube promoveu uma Prosa Vascular na versão Up To Date para discutir “Global Vascular Guidelines On The Manegement of Chronic Limb-Threatening Ischemia”. O vídeo consiste em duas aulas relacionadas às diretrizes vasculares globais sobre o manejo da isquemia crônica e, no final, um debate acerca do tema. A primeira aula, ministrada por Dra. Alice Goncalves, residente do Hospital das Clínicas da UFMG, e engloba definições, nomenclatura, fatores de risco e história natural da “Isquemia Crônica Ameaçadora do Membro”, que consiste no grau mais avançado da Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), com alta mortalidade e risco de amputação.

A segunda aula é ministrada pelo Dr. Eduardo Linhares de Vasconcelos Lopes também residente do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte e segue o mesmo tema, entretanto fazendo uma abordagem especifica da classificação WIFI (acrônimo de Wound, Ischemia and Foot Infection; ferida, isquemia e infecção do pé) para avaliação do risco de amputação de membros inferiores. Antigamente a estratificação de risco se baseava apenas na determinação da isquemia, porém atualmente foram vistos benefícios na determinação do grau (leve, moderado ou grave) não só da isquemia, mas também da ferida e da infecção.

Após as explanações, o Professor Dr. Túlio Pinho Navarro tece comentários sobre as aulas e, em seguida, é aberto um debate que contou com a presença dos convidados Dr. Gustavo Braga Murta, Dr. Ricardo Soffiatti, Dr. Ricardo Jayme Procópio, mediado pelo Dr. Mateus Alves Borges Cristino.





8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page