top of page
  • Foto do escritorEquipe BIDION VASC

Tópicos em fístulas e acessos para hemodiálise

Atualizado: 9 de ago. de 2021

A SBCV – MG promoveu em seu canal do Youtube três aulas sobre "Tópicos em fístulas e acessos para hemodiálise", tendo como anfitrião o presidente da SBCV – MG, Dr. Mateus Alves Borges. A primeira aula entitulada “Ultrassonografia intra operatória nas fístulas arteriovenosas” foi ministrada pelo Dr. Guilherme de Castro Santos, professor da medicina UFMG. A aula relatou o aumento do número de falências em acessos definitivos, devido a trombose precoce, demonstrando a efetividade da medida de variação de pressão sistólica (VPS) e volume do fluxo (VF) ao ultrassom intra operatório em aumento da acurácia como preditores de perviedade na fístula arteriovenosa para hemodiálise.

A segunda aula, ministrada pelo Dr. Leonardo Harduin, contou com o tema “Segurança e eficácia da maturação assistida por fístulas por balão nas FAVS para hemodiálise”, na qual foram demonstradas ferramentas para tornar fístulas nativas com falência primária em acessos venosos funcionais. Além disso, foram relatados aspectos da fístula maturada e funcional e técnicas para aumentar a perviedade primária e a transformar em funcional através da maturação assistida por balão

E por fim, a terceira a última aula ministrada pela Dra. Cristina Riguetti teve como tema “Abordagem da lesão venosa central em pacientes portadores de FAV” e foram demonstrados os sinais e sintomas patognomônicos de tal lesão, vias de acesso, dicas para punção venosa e para recanalização da lesão, além de técnicas avançadas pós recanalização.



1 comentario


Giovanna Pucci
Giovanna Pucci
10 ago 2021

Muito bom! Parabéns

Me gusta
bottom of page