top of page
  • Foto do escritorEquipe BIDION VASC

Embolização Vascular no Trauma

O canal Fórum Vascular no Youtube promoveu uma discussão sobre o tema "Embolização Vascular no Trauma". A aula foi ministrada pelo cirurgião vascular Dr. Mateus Picada Correa, preceptor da residência médica de cirurgia vascular e endovascular da UFFS.

As indicações de embolização vascular tornam-se cada vez mais frequentes, inclusive no paciente politraumatizado. Nesta aula, a embolização vascular é destacada como uma opção para manter o tratamento não cirúrgico em pacientes estáveis com traumas moderados e graves. Assim como, para o controle de  sangramento hepático, retroperitoneal  ou pélvico após damage control.

Foi ressaltado a importância do atendimento segundo ATLS, as condições clínicas necessárias para embolização, materiais utilizados, os agentes embolizantes e possíveis cenários clínicos.

Atualmente, temos um tendência a evitar intervenções cirúrgicas, caso possível, no paciente politraumatizado e a embolização pode ser uma alternativa se adequadamente indicada e disponível no serviço.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page