top of page
  • Foto do escritorEquipe BIDION VASC

Debate sobre Tratamento da Isquemia Crônica II

A SBACV – MG, em seu projeto Prosa Vascular, promoveu um debate sobre as Diretrizes Vasculares Globais para o tratamento da isquemia crônica que ameaça os membros. Essa é a segunda parte da discussão sobre o tema publicada no canal da SBACV- MG no Youtube. A discussão contou com a participação do Dr. Mateus Alves Borges Cristino, presidente da SBACV MG, dos debatedores Dr. Alexandre Carvalho Kallas e Dra. Lara da Rocha, além dos apresentadores Dra. Karen Cristine Pereira Ribeiro e Dr. Roberto Mendes, do comentarista Dr. Tulio Pinho Navarro e do Dr. Ricardo Jayme Procópio, intermediador da discussão.

Foram apresentados os aspectos diagnósticos, enfatizando a importância da avaliação total do paciente e do quadro clínico, o uso de diferentes exames, métodos de classificação e estadiamento a fim de selecionar os pacientes com indicação para revascularização e planejamento terapêutico. Quanto ao tratamento da isquemia crônica que ameaça os membros, destacou-se o objetivo de salvar um membro funcional e reduzir a mortalidade por doença cardiovascular através do controle dos fatores de risco.

Os comentaristas abordaram principalmente questões sobre o diagnóstico e tratamento, comparando o TASC com a atual diretriz global. Enfatizou-se à importância do olhar para o paciente e não apenas para a lesão, a necessidade de considerar as características semiológicas e as classificações específicas para definir os grupos que se beneficiam da vascularização. Por fim, foi aberto um espaço para perguntas dos espectadores que assistiram o debate ao vivo



4 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page